domingo, 5 de junho de 2011

I SEMANA DE HISTÓRIA DO IFG - "HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO"

4 a 7 de outubro de 2011 - IFG/Campus Goiânia


INSCRIÇÕES ABERTAS

É com muita satisfação que realizamos a I Semana do Curso de Licenciatura em História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Desde o segundo semestre de 2009, quando iniciamos o curso de licenciatura em História, já pensávamos nesse momento que, para nós, equivale a um vestibular: momento em que reafirmamos nossa identidade e caminhamos para a maioridade,congregando pessoas de longe e de perto com o intuito de festejar, através do debate acadêmico e do encontro, a histórica e necessária incompletude do ser humano.
Essa busca constante, esse “se fazer no outro”, “com o outro”, nos levou a essa tematização (História, Trabalho e Educação) que nos remete a, pelo menos, três constatações vitais: primeiro, o homem vive porque trabalha; segundo, o homem se educa para viver trabalhando e descobre culturalmente, que nem só de trabalho, do reino da necessidade, vive a espécie. Seria preciso, então, vislumbrar o reino da liberdade; e terceiro, a vida humana é construção histórica, uma vez que está submetida às possibilidades concretas, estabelecidas nas dimensões passado-presente-futuro.
Que essa I Semana de História do IFG seja o início de uma tradição, marcada por muitos encontros e debates alimentados pela necessidade ética da construção da democracia, que se dá na horizontalidade, como diria Milton Santos ou na vida comunitária, como diria Marx. Como nos ensina a epígrafe: história é a gente que faz, ela está inscrita em nossas mãos, com utopia, vontade e razão, sempre sob determinadas condições.