sábado, 23 de abril de 2011

17 a 20/05. Seminário Nacional: A Comuna de Paris e a Autoemancipação Proletária: passado, presente e futuro



A Comuna de Paris foi um evento histórico de importância fundamental para o movimento revolucionário do proletariado e para compreender a dinâmica da autolibertação do proletariado e da emancipação humana.

Em 1871, os operários parisienses decretaram a Comuna, uma forma de autogoverno dos produtores que iniciou um amplo processo de transformação social, alterando aspectos do processo de produção, abolindo o Estado, alterando as relações entre mulheres e homens, educação, etc.

Por isso, os grandes pensadores revolucionários, como Marx, Bakunin, Debord, entre outros, escreveram e louvaram a primeira tentativa de revolução proletária da história.

Torna-se, então, importante resgatar essa experiência histórica, seu significado, suas interpretações. Assim, o Seminário Nacional "A Comuna de Paris e a Autoemancipação Proletária: Passado, Presente e Futuro", promovido pelo NPM - Núcleo de Pesquisa Marxista/UEG e GPDS - Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade/UFG, com apoio de outras entidades, assume importância para a continuidade dos debates e resgate desse momento histórico fundamental na e para a luta proletária.



Palestras, mesas redondas, comunicações e filmes.

Realização:

Núcleo de Pesquisa Marxista – NPM/UEG
Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural - NUPAC
Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade – GPDS/FCS/UFG

Inscrições:

Via e-mail: seminariocomuna140@gmail.com – Até dia 15/05/2011.

No primeiro dia do evento (17/05/2011): até às 12:00.

Taxa: R$ 10,00 (dez reais, valor único).

Informações:

seminariocomuna140@gmail.com